sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dicas de maquilhagem (e não só!): como saber o tom da pele

Os especialistas em maquilhagem dividem a pele em dois tons: quente e frio. Isto nada tem que ver com a cor da pele. As peles de tom quente têm tonalidades cor de pêssego ou amareladas, enquanto que as de tom frio têm tonalidades rosadas ou azuladas.

Porque é importante saber o tom da pele?
Saber se se tem um tom frio ou quente é extremamente importante na escolha da maquilhagem, da cor do cabelo e até nas cores do vestuário, porque é isso que irá determinar quais as paletes de cores que mais nos favorecem e que nos confere um aspecto fantástico. Mas se não se fizer a escolha certa, o efeito será precisamente o contrário. Assim,

Com as cores correctas (na maquilhagem e na roupa):
  • a sua pele vai parecer mais brilhante e radiante;
  • os olhos irão parecer mais brilhantes e límpidos;
  • o cabelo irá reflectir nuances;
  • irá receber elogios tais como "Pareces fantástica!".
Com as cores erradas (na maquilhagem e na roupa):
  • a sua pele irá parecer cansada e sem vida;
  • os olhos irão parecer sombreados e com círculos escuros;
  • o sorriso irá parecer mais amarelado;
  • irá ouvir comentários tais como "Pareces cansada" ou "Estás bem? Pareces doente...".
Por isso, vale mesmo a pena descobrir qual o nosso tom de pele, mesmo para quem não se maquilha.


Como saber o tom da pele

Encontrei um questionário prático e rápido que nos diz se temos tom quente ou frio. Segundo este questionário, o meu tom de pele é frio.

No site da Estée Lauder, há a possibilidade de sermos assistidas em tempo real por uma Conselheira de Beleza. Foi o que fiz, e perguntei-lhe como poderia determinar o meu tom de pele (skin undertone, em Inglês), ao que ela perguntou-me se quando me via ao espelho parecia que a minha pele tinha nuances rosadas/azuladas/frias, ou nuances amarelas/douradas/quentes. Apesar de ser morena, tenho sempre um tom rosado, sobretudo na zona das maçãs do rosto, ao que ela me respondeu que muito provavelmente o meu tom de pele é frio. A experiência foi ainda mais interessante quando ainda me ajudou a escolher batons, sugerindo os tons de vermelho que eram mais indicados para o meu tom de pele. Mas isto é assunto para outro post... :P

Portanto, ao que parece, o meu tom de pele é mesmo frio.

No entanto, pode-se também seguir estes métodos:
  • Vire a mão para cima e observe o seu antebraço: se as veias forem azuis, tem tom frio. Se forem esverdeadas ou amareladas, tem tom quente. Se tiver uma mistura de verde e azul, é provável que tenha a sorte de ter tom neutro;
  • à luz natural, coloque uma folha branca ao lado da cara (sem maquilhagem): se do contraste ressaltar um brilho dourado, tem tom quente. Se ressaltar um brilho rosa ou azulado, tem tom frio;
  • à luz natural, prender o cabelo e vestir uma t-shirt branco puro ou colocar uma toalha ou qualquer peça de roupa que seja branco puro em torno dos ombros: se o branco fizer com que o rosto se ilumine com um brilho dourado ou amarelado, o tom da pele é quente; se pelo contrário o brilho for rosado ou azulado, o tom é frio;
  • à luz natural, com uma t-shirt branca e o cabelo preso, coloque alternada por baixo do queixo uma cartolina laranja e uma cartolina rosa. A cor indicada é a que iluminar o seu rosto e fizer com que manchas e imperfeições fiquem atenuadas. A cor incorrecta dá-lhe um ar pesado e cansado. Se a cor correcta for o laranja, tem tom quente; se for o rosa, tem tom frio;

  • as peles de tom quente bronzeiam com facilidade e raramente queimam, enquanto que as peles de tom frio têm mais dificuldade em bronzear e queimam com facilidade;
  • as peles de tom quente ficam melhores com acessórios dourados, enquanto que as de tom frio resplandecem com acessórios prateados.
Quando parece que tanto uma opção como a outra resulta bem, é provável que possua um tom neutro. É o caso de Jennifer Aniston, Cindy Crawford e Kate Moss. Neste caso, pode usar tanto cores do tom frio como do tom quente.

Após saber se o tom é quente ou frio, tem-se de definir se é claro, médio ou escuro. Mais uma vez, isto nada tem que ver com a cor da pele (ao contrário do que pode dar a entender a imagem seguinte).          










Tipo quente claro - as mulheres do tipo quente claro têm o cabelo louro, dourado ou castanho avermelhado, com reflexos quentes à luz do sol. Os seus olhos são cor de avelã, verdes ou de um azul esverdeado; a sua pele é cor de pêssego e creme, frequentemente com sardas.

Tipo quente médio - as ruivas pertencem a este tipo. Têm o cabelo castanho avermelhado, cor de castanha ou castanho escuro profundo com reflexos dourados. Costumam ter olhos verdes, castanhos, cor de avelã ou verdes azulados e a sua pele tem um tom de pêssego ou azeitona com tendência para bronzear com rapidez.

Tipo quente escuro - a mulher deste tipo reconhece-se facilmente pelo cabelo castanho, cor de mogno ou preto e pelos olhos castanhos, cor de avelã ou verdes. A sua  pele bronzeia-se profundamente e tem um tom de azeitona, escuro ou asiático (Halle Berry, é um exemplo desta categoria).

Tipo frio claro - a mulher típica deste tipo tem o cabelo louro claro, louro cinza ou branco. Os olhos são azuis claros, azuis acinzentados, cor de avelã ou verdes frios, e a pele costuma ter um tom branco leitoso com tendência para ficar encarnada e queimar-se ao sol.

Tipo frio médio - as mulheres deste tipo têm o cabelo castanho ou louro médio ou escuro. Costumam ter os olhos castanhos ou azuis, por vezes com um toque de cinzento ou de verde. A pele tem um tom branco leitoso, muitas vezes com as maçãs do rosto rosadas, e têm dificuldade em ficar bronzeadas.

Tipo frio escuro - a "marca registada" deste tipo é um cabelo castanho profundo ou preto de azeviche, com reflexos azuis à luz do sol. Os olhos são azuis brilhantes, cinzentos frios, verdes pálidos ou cor de avelã, e a pele vai do branco mais pálido ao moreno mais escuros.

Obviamente que esta não é uma receita infalível e há sempre excepções à regra...

Embora para mim tenha sido difícil determinar o meu tom de pele, parece que consegui confirmar o teste
inicial: resplandeço com prateados (os dourados dão-me um ar pesado), fico melhor com blush rosa do que com blush pêssego, a minha pele não bronzeia com facilidade e não queima, e as minhas veias são azuladas. Portanto, tom frio. E acho que sou frio médio.

Agora que já sabem, o tom da pele, o que é mais adequado a um e outro tipo?

TOM QUENTE

Cores ideais:
Cores terra: amarelos, laranjas, castanhos, verdes amarelados e vermelhos de tom alaranjado.


Branco vs. Marfim
Marfim.

Preto
Parece apagada com preto usado muito perto da face.













Base
De base pêssego.


Maquilhagem para tipo quente claro
Blush - rosa salmão
Lábios - brilho alperce, vermelho intenso
Olhos - champanhe, marfim, mel, verde pálido
Não usar!  - preto, rosa brilhante e lilás claro













Maquilhagem para tipo quente médio
Blush - bronze
Lábios - coral
Olhos - terra, verde azeitona, ouro antigo
Não usar! - brancos, tons pastel frios e arroxeados para os olhos; fúcsia e vermelho bordeaux para os lábios













Maquilhagem para tipo quente escuro
Blush - terracota intenso
Lábios - nude, vermelho vivo
Olhos - bronze, chocolate, verde seco, beringela
Não usar! - tons metálicos prateados nos olhos; rosas azulados nos lábios e nas maçãs do rosto














Celebridades
Julianne Moore -  quente médio
Kate Blanchett - quente claro

Penélope Cruz - quente escuro

TOM FRIO

Cores ideais:

Cores de jóias: azuis, verdes, rosas, roxos, azuis-esverdeados, magentas e vermelhos de bases azuladas.

Branco vs. Marfim
Branco puro.

Preto
Fica fantástica com preto.













Base
De base rosada.
Maquilhagem para tipo frio claro 
Blush - cor-de-rosa bebé
Lábios - rosa pálido com brilho
Olhos - prata clara, água, azul-celeste, lilás
Não usar! - tons de alperce e dourados nos olhos; batom laranja vibrante












Maquilhagem para tipo frio médio 
Blush - cor-de-rosa escuro
Lábios- rosa de base azulada (cereja)
Olhos - cinzento-aço, azul índigo, cinzentos acastanhados frios, castanhos carvão
Não usar! - verde lima nos olhos; qualquer tom castanho alaranjado nas maçãs no rosto e nos lábios












Maquilhagem para tipo frio escuro 
Blush - cor-de-rosa profundo
Lábios - vermelho de base azulada, bordeaux
Olhos - preto, tons arroxeados frios, azuis (desde tons eléctricos até escuros intensos)
Não usar! - tons pastel, como o pêssego, nos olhos, tons terracota nos lábios e nas maçãs do rosto













Celebridades


Gwyneth Paltrow - frio claro
Liz Hurley - frio médio
Lara Flynn - frio escuro




Fontes: O Guia Essencial de Beleza (RBA Coleccionáveis); http://www.brushesbykaren.comhttp://www.mineral-makeup-reviews.comhttp://www.threecustom.com

Sem comentários:

Enviar um comentário