domingo, 24 de outubro de 2010

Orquídea na Cozinha: Bolo de caneca

Todos os fins-de-semana, o meu irmão insiste para que eu faça um bolo. Mas como me aborrecia um bocado ter de fazer um bolo numa forma (porque ainda não atino muito bem com o forno daqui e por isso tenho de estar sempre a dar um olho no bolo), lembrei-me dos bolos de caneca, que já tinha visto num blog que costumo frequentar. É super rápido e o resultado é delicioso. A minha receita, meio inventada, foi esta:

Bolo de Caneca de Côco

  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de côco ralado
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 2 colheres de sopa de leite
É só misturar tudo muito bem e levar ao microondas na potência máxima durante 3 minutos. Et voilá, eis o resultado:

Parece um pouco descorado, mas garanto-vos que estava bem cozidinho e delicioso. :)

A receita foi adaptada da receita de Bolo de Caneca de Côco da Dame Cholocate. Como aqui não tenho fermento, tirei uma colher de côco e acrescentei uma de farinha. Mas quando for a casa, irei experimentar a receita da Dame Chocolate na íntegra! Então ficam aqui algumas receitas disponibilizadas gentilmente pela Dame Chocolate:

Bolo de Caneca de Côco
Ingredientes:
- 1 ovo
- 4 c. de sopa de açúcar
- 5 c. de sopa de côco ralado
- 3 c. de sopa de leite
- 1 c. de café de fermento em pó
Misturar tudo numa caneca ou taça de sopa e meter no microondas durante 3 minutos, na potêrncia máxima. Quando pronto, regar com leite e polvilhar com côco e canela.

Bolo de Caneca de Laranja
Ingredientes:
- 1 ovo
- 4 c. de sopa de açúcar
- 5 c. de sopa de farinha
- 3 c. de sopa de sumo de laranja
- 3 c. de sopa de óleo
- 1 c. de café de fermento
Misturar tudo numa caneca ou taça de sopa e levar ao microondas durante 3 minutos na potência. Enquanto o bolo está no microondas fazer uma calda rala de açúcar. Quando o bolo estiver pronto picar com um palito e regar com a calda.

Bolo de Caneca de Chocolate
Ingredientes:
- 1 ovo pequeno
- 4 c. de sopa de farinha
- 4 c. de sopa de açúcar
- 2 c. de sopa de chocolate em pó
- 3 c. de sopa de leite
- 3 c. de sopa de óleo
- 1 c. de café de fermento em pó
Misturar tudo numa caneca ou taça de sopa e colocar no microondas durante 3 minutos, na potência máxima.
Nota da Orquídea: podem regar o bolo com chocolate quente e enfeitá-lo com nozes.

Se, como eu, gostam de cozinhar mas há dias em que não há muita paciência para perder tempo na cozinha, não deixem de experimentar este bolinho!


1 comentário:

  1. Ainda bem que gostaste de experimentar este bolo tão bom e fácil, eu também adoro!

    beijinhos

    ResponderEliminar