segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Faça você mesma: Spa em casa


Hoje, passei o dia todo a pensar como me saberia divinalmente uma boa massagem... Recordei o cheiro de ylang-ylang do meu óleo de massagem favorito... E depois pensei como seria bom poder dar-me ao luxo de ir ao spa todas as semanas. Então, resolvi fazer umas pesquisas e descobri este site fascinante. Em Viver Spa, encontra-se inúmeras receitas caseiras, para o seu próprio spa privado. Adorei este conceito, pois não só conjuga os benefícios cosmétidos com um baixo custo, como permite termos um tempinho só para nós, para relaxar, para nos deixarmos levar pelos aromas e sensações, contribuindo para uma sensação de relaxamento e bem estar físico e psicológico. Adoro o conceito dos spa mas têm o inconveniente de termos de fazer marcação, deslocar... Para não falar que não saem propriamente baratos. O ideal é conseguir o mesmo no conforto da nossa casa. Então, vamos começar:

Criar o ambiente
Pode investir mais ou menos dinheiro para criar este seu refúgio de relaxamento, mas na verdade apenas precisa de três coisas essenciais: água, iluminação e som.

A água
Basta uma simples banheira mas se tiver banheira com hidromassagem ou chuveiro com coluna de hidromassagem, tanto melhor! Com ou sem jactos, os poderes terapêuticos da água são muitos e variáveis, sendo essencial escolher a temperatura consoante o efeito pretendido, para um resultado duradouro e puro spa.

  • A água quente é ideal para relaxar corpo e mente, uma vez que descontrai os músculos e aprofunda a mente, o que acaba por aliviar o stress e a tensão acumulada. Um bom banho de imersão reduz ainda os níveis de nervosismo, tristeza e agressividade; sendo ainda o remédio perfeito para quem sofre de insónias. Recomenda-se que a temperatura da água esteja entre os 35 e os 40 graus.
  • Ao contrário dos efeitos tranquilizantes de um banho quente, um duche com águas menos quentes tem benefícios tonificantes e enérgicos. Com uma temperatura de água abaixo dos 35 graus, um duche revitalizante vai estimular a circulação e aumentar os níveis de energia. Para eliminar, por completo, a fadiga e o cansaço, experimenta um duche onde alterna água quente com água fria.
  • Se a água estiver entre 34 e 36 graus, o banho/duche não deve ultrapassar os 20 minutos; para temperaturas entre 36 e 38 graus, limite o contacto com a água a 15 minutos; um tempo que diminui para 10 minutos se a temperatura registada for de 38 a 40 graus. Existem termómetros de água para ajudá-la neste controlo.

Ambiente acolhedor

  • Já tem a água, agora junte-lhe a iluminação perfeita: velas! Perfumadas ou não, as velas completam qualquer ambiente e o seu spa caseiro só tem a ganhar com uma iluminação tranquila e agradável. Os aromaterapeutas aconselham alfazema, rosa, erva-cidreira, sândalo e ylang-ylang para relaxar; e menta-hortelã, alecrim e eucalipto para revitalizar.
  • O silêncio é uma excelente banda sonora para o seu spa, perfeito para esquecer tudo e dissipar as tensões acumuladas ao longo de todo o dia. Por outro lado, os poderes da música são impressionantes e já tem a sua própria terapia – a musicoterapia. Para além de ser um anti-depressivo natural, a música activa a mente, estimula a criatividade, produtividade e inteligência; ajuda a aumentar os níveis de concentração e atenção; melhora o estado de espírito e de humor; reduz os níveis de ansiedade e de stress; diminui a tensão arterial, o ritmo cardíaco e a taxa de respiração, sendo também eficaz no tratamento de insónias. Já sabe, não se esqueça de escolher os seus temas preferidos e carregar no play
  • A cromoterapia (a terapia com recurso às cores) é igualmente importante quando toca a escolher as cores para o seu spa caseiro – seja a cor das paredes, das toalhas, dos sabonetes, das velas ou dos óleos essenciais que vão perfumar as águas relaxantes – saiba que as cores influenciam o nosso estado de espírito e basta uma exposição de cerca de 20 a 25 minutos a determinada cor para colher benefícios positivos. As cores quentes – vermelho, cor-de-laranja e amarelo – são estimulantes; enquanto as cores frias – azul, verde, violeta – são relaxantes.
  • Outros acessórios para completar o seu spa e ajudá-la a descontrair incluem uma almofada específica para o banho para relaxar pescoço e ombros; um robe e turcos fofos; esponjas macias, luvas para esfoliar, escova para estimular a circulação; sem esquecer os óleos essenciais, espumas e sais, produtos que não podem faltar no seu spa caseiro porque, para além de proporcionar aromas deliciosos, têm funções auxiliares no que toca a hidratar, esfoliar, massajar, relaxar e revitalizar!

Rituais privados

No conforto do seu lar e do seu spa pessoal não vai ter um terapeuta ou massagista especializado, mas nem tudo está perdido! Existem muitas técnicas e truques que pode perfeitamente aprender e praticar para desfrutar de rituais privados e únicos. Escolha o seu preferido e, para além dos muitos produtos disponíveis em hipermercados, perfumarias e lojas especializadas, mime-se com estas receitas caseiras!
  • Não se ensaboe apenas. Encha-se de força e aplique pressão nas partes do corpo mais tensas, massajando-se a si própria, com movimentos regulares e contínuos. Quando terminar o banho e antes de se vestir, leve a cabo a segunda parte da sua massagem, desta feita com um agradável creme hidratante. Não se esqueça das mãos e dos pés... mais tarde vai agradecer!
  • Renove o aspecto da sua pele com um esfoliante caseiro: misture óleo de amêndoas doces, algumas gotas de um óleo essencial à sua escolha e sal q.b. para formar uma pasta. Massaje o corpo todo e depois retire o esfoliante com um duche rápido e revigorante.
  • Mergulhe uma escova de banho em água morna e óleos essenciais, passando-a gentilmente por todo o corpo para desfrutar de um tratamento perfeito: para além de uma esfoliação da pele, esta massagem auxilia na eliminação de toxinas e água em excesso, estimulando assim a circulação.
  • Dê um tratamento VIP ao seu cabelo ao juntar 1 colher de chá de óleo essencial (para cabelos secos escolha lavanda; para cabelos oleosos opte por alecrim) à sua quantidade habitual de champô, massajando vigorosamente o cabelo e couro cabeludo. Passe por água morna.
  • Corte fatias de pepino, utilizando-as como uma compressa sobre os olhos fechados para aliviar stress, cansaço e olheiras.
  • Para um rosto luminoso aproveite restos de melão, triturando-os para que possam ser espalhados no rosto. Rico em beta-caroteno fará maravilhas à sua pele se deixar actuar entre 12 e 15 minutos. Passe o rosto por água. 
  • Uma simples máscara do corpo pode fazer maravilhas a cada centímetro da sua pele, basta misturar sal marinho com óleos essenciais - os melhores são os de limão, junípero e toranja - juntando-lhe apenas água suficiente para criar uma pasta. Espanhe a máscar no corpo com a ajuda de uma luva ou pano de banho e depois deixe actuar alguns minutos, tome um duche morno. Uma vez seca, aplique um creme hidratante.
  • Massaje e esfolie os seus pés cansados com esta mistura infalível: num recipiente com água, adicione 1/4 copo de açúcar e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces. Passe por água, seque e aplique um creme hidratante.
(in  Viver Spa)




Embora seja muito importante termos um tempinho só para nós, acho que estas dicas também se adequam a um momento privado a dois... O momento perfeito para deixar fluir as sensações, trocar carícias e render-se aos sentidos... Tenho a certeza que irão querer repetir a experiência!

2 comentários:

  1. Muito bom fazer rituais desses em casa!Fazem bem ao corpo e alma.
    Já agora vou deixar aqui a dica de um produto que eu adoro:Galetes vivifiants da SPA line da marca Davidoff woman.
    Coloca se uma galete na banheira e a agua fica azul turquesa,o cheiro magnifico invade toda a casa,e os musculos ficam todos relaxados.Procura nas perfumarias.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo comentário e sugestão, Ariadne! A Davidoff costuma ter fragrâncias muito frescas, por isso imagino o cheiro a que se refere... Fiquei curiosa, pelo que irei certamente experimentar!

    Bjs***

    ResponderEliminar